sábado, 20 de agosto de 2011

AVISO BEM CLARO...

Vejam bem esta placa:
Foto tirada em 20/08/2011 (Clique na foto para ampliar)
Interessante nos dias de hoje que os recados sejam dados geralmente por meio de placas, pois presume-se que todos saibam ler. Bem, em nossa região talvez a quase totalidade de pessoas sejam alfabetizadas, exceto algum idoso que não teve acesso a escola quando era pequeno, mas a grande maioria sabe ler. Pois bem, algumas vezes mesmo sabendo ler passamos tantas vezes por um mesmo local que quando alguém coloca em nosso caminho algum aviso de que alguma coisa ou rotina ali mudou não vemos pois o costume de repetir sempre a mesma coisa ou o mesmo caminho nos cega. Deve ser isso que está acontecendo agora, onde o aviso é claro, a posição da placa também, porém alguns, para não dizer muitos a ignoram e continuam passando sobre os trilhos, correndo riscos e ignorando a placa e a opção que ela sugere de uma passagem tranquila e segura e que ao contrário do que muitos pensam não demanda mais de dois minutos de tempo a mais na travessia, isso se não tiver nenhum trem passando na hora pois ai a demora será maior pelo caminho errado. Pra não dizer que inventei fiz um registro da situação, bem como da clareza do aviso das placas, que estão posicionadas dos dois lados dos trilhos.
Foto tirada em 20/08/2011 (Clique na foto para ampliar)
É complicado entender por que em troca de pouquíssimo tempo a menos pessoas preferem pisar em pedras soltas, barro e mato ao envés de escolher a calçada.
Foto tirada em 20/08/2011 (Clique na foto para ampliar)
Além de tudo que citei acima tem também o risco de dar de encontro a um trem enquanto fazem a travessia.
Foto tirada em 20/08/2011 (Clique na foto para ampliar)
Nestas fotos acima e abaixo, as placas, posicionadas de um e de outro lado do pátio da estação informando o procedimento correto na travessia por ali. Observamos na foto abaixo que já está se formando um caminho, é por onde as pessoas passam ali na travessia, quer dizer, além do risco estão matando o gramado deixando aquela trilha de grama morta, o que enfeia o local.
Foto tirada em 20/08/2011 (Clique na foto para ampliar)
Mas felizmente nem todos pensam assim, quem tem juízo da a volta pela calçada, como estas pessoas da foto: (e eu, é claro)
Foto tirada em 20/08/2011 (Clique na foto para ampliar)
Toda mudança só será efetiva com boa vontade e isso tem de partir da consciência de cada um, quando as pessoas acreditam que devem proceder de determinada forma para que os resultados sejam satisfatórios. Nossa cidade e todos que vivem nela esperaram muito tempo para ter um local seguro para fazer a travessia da ferrovia e agora que tem vai ter de aprender a usá-la, e espero que não precisemos mais de tragédias para que abramos os olhos. Antes não tínhamos alternativa, agora temos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário