sexta-feira, 24 de junho de 2011

A TRINCHEIRA TEM NOME!

Não sabia até ontem que a trincheira receberia um nome(na verdade isto seria lógico). Descobri qual é o "homenageado" através desta reportagem sobre a inauguração publicada pelo Jornal Nossa Cidade, do dia 22/06/2011, trata-se do Sr. José Cilião de Araújo. A reportagem propriamente não diz isto, mas o nome aparece na placa de inauguração exibida na primeira foto do jornal, como segue: (ou também neste link)

Beto Richa e Durval Amaral entregam obra da trincheira em Cambé

22 de Junho de 2011 - 14h28min

Thiago Ricieri 
rincheira: um sonho de 40 anos realizado
Um sonho de décadas finalmente virou realidade. O governador Beto Richa e o secretário-chefe da Casa Civil, Durval Amaral, inauguraram, na última sexta-feira, dia 17, a trincheira de transposição da linha férrea que liga as ruas Belo Horizonte e Curitiba. Centenas de pessoas que vivem na região participaram do evento, que contou ainda com a presença de deputados, secretários de Estado, prefeitos e vereadores.

Construída em um movimentado entroncamento urbano, a trincheira era uma reivindicação de décadas do município e vai beneficiar uma comunidade onde vivem aproximadamente 20 mil pessoas. Com investimento de R$ 3,8 milhões do governo estadual, a passagem vai desviar o tráfego de veículos do atual cruzamento entre as avenidas Curitiba e Belo Horizonte, do pátio de manobras e da linha de trens da empresa América Latina Logística (ALL).

“Essa obra une as comunidades e, mais importante, leva segurança a toda a região, porque mais nenhuma criança vai perder a vida atravessando a linha do trem. É um investimento fantástico do governo, com resultado muito positivo para toda a comunidade”, disse Durval Amaral. O secretário foi o responsável pela emenda parlamentar que destinou os recursos do Estado para a obra.

“As ações que realizamos hoje na região Norte do Estado refletem aquilo que este governo busca, que é garantir segurança e qualidade de vida para a população paranaense”, disse o governador Beto Richa, que viajou ao norte do Estado para participar da inauguração. “Infelizmente, a obra não chegou a tempo de evitar tragédias como as que aconteceram, mas agora sabemos que isso nunca mais vai acontecer nesse ponto”, completou Amaral.

O projeto foi elaborado por meio de convênio entre a Prefeitura de Cambé e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Além da trincheira, que tem 432 metros de extensão, a obra incluiu serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem e sinalização. Além do investimento, o governo ficou responsável por licitar, adjudicar e contratar a execução da obra, assim como fiscalizar e executar as medições referentes ao convênio.

Enquanto isso, a prefeitura foi responsável por fornecer ao DER os projetos de engenharia necessários para licitação, executar serviços de alargamento da rua Curitiba (no trecho entre as ruas Equador e Couto da Costa), realizar a desapropriação da região. Agora, a prefeitura de Cambé passa a ser responsável pela conservação da obra.

A inauguração contou com a participação de várias autoridades. Estiveram presentes os secretários de Estado Luis Carlos Hauly (Fazenda), Mauro Munhoz (Controle Interno), Ricardo Barros (Indústria e Comércio), Reinaldo de Almeida César (Segurança Pública), Mounir Chaowiche (Coahapar), Adilson Castilho Casitas (Casa Militar), o deputado estadual Luiz Eduardo Cheida, os deputados federais Alex Canziani e André Vargas, o prefeito de Cambé, João Pavinato, assim como vereadores e prefeitos dos municípios da região.

Pretendo pesquisar sobre o Sr. José Cilião, que a maioria dos cambeenses nem fazem ideia de quem seja e postar aqui, embora seria mais que justo que esta obra se chamasse "Renata e Brenda", que realmente deram a vida para que a execução da obra se tornasse inadiável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário