quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Removendo terra sob a ponte


Com este vídeo eu registro mais uma operação executada na área das obras da trincheira, quando as laterais foram preenchidas com solo compactado, a fim de se construir os muros laterais (cortinas) embaixo da ponte. Esta tarefa se resumiu em retirar terra de baixo e colocá-la em cima do barranco, nas laterais e compactá-la. A finalidade disso é dar segurança para o trabalho de construção dos muros, e é também necessária quando da colocação dos trilhos em seus lugares definitivos, visto que as locomotivas que passarão por eles são muito pesadas e este tipo de trabalho tem de ser feito com perfeição, sem nenhuma margem de erros. Já pensaram se depois de operar os trens sobre a ponte os barrancos cederem, o prejuízo que pode acarretar? Talvez muitos leitores do blog nem imaginam o que este pequeno trecho de menos de cinquenta metros representa para as exportações de nosso estado e de outros estados vizinhos, em termos de logística! Por aqui passa boa parte da produção do Norte do Paraná, Sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul, alguma coisa de Goiás e Mato Grosso do Norte, em termos de grãos, etanol (ácool combustível), açúcar, tudo passando por aqui rumo ao porto de Paranaguá, e de lá pra cá vem gasolina, diesel, calcário placas industrializadas de MDF e cimento entre outros, além de produtos de diversas naturezas que vem e vão em containers, como carnes de aves e bovina, entre outros diversos itens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário