segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Retomada da construção da ponte

A partir de agora devo retomar o informativo sobre a construção da ponte, depois de haver tratado nas últimas postagens específicamente sobre a remoção da terras no gramado da rua Curitiba. O que passo a mostrar agora parte da fase em que só duas linhas de pilares ficaram prontas e sobre eles algumas vigas metálicas foram colocadas. Depois dessa época muita coisa mudou no canteiro de obras da trincheira e em pouco tempo o visual foi se transformando até parecer com uma ponte de verdade.
Foto tirada em 13/6/2010 (clique na foto para ampliar)

Quando a obra ficou parada por mais de um mês, (quase dois) ninguém por aqui, leigo em obras desse tipo fazia idéia de como isso poderia virar uma ponte. E nesse caso em particular não é qualquer ponte não, vejamos pois por que: em seu vão de extensão em algum momento deve passar ou até ficar estacionado um conjunto de máquinas de tração em que pelo menos duas locomotivas estejam sobre a ponte. No caso das locomotivas usadas pela ALL, as GE C 30 ou GM SD 40 o peso bruto médio de cada uma é de 190 toneladas, vezes dois, a estrutura, por diversas vezes terá que suportar próximo de 400 toneladas. Haja estrutura de aço e concreto.

Foto tirada em 19/9/2010 (clique na foto para ampliar)

Essa baita aí é uma das locomotivas que eu citei, uma GM SD 40. Na foto ela pode parecer pequena, mas de perto eu posso afirmar, é grande, muito grande!










Foto tirada em 30/6/2010 (clique na foto para ampliar)


Aqui vemos o recomeço da construção dos pilares com a construção desses "tótens" de madeira. Para cada pilar, uma estrutura dessas foi erguida e eu vou explicar oportunamente por que.

Foto tirada em 1/7/2010 (clique na foto para ampliar)


Um outro ponto de vista, agora focalizado a partir da esquina da Rua Antonio Donadio com a Rua Curitiba. Aqui vemos o barranco escavado recentemente e observamos também muitas barras de ferro apontando o céu e logo abaixo  uma espécie de tubo saindo da terra. Muita gente questionou e afirmou ao ver estas estruturas apontando para cima, que ali seria erguida uma passarela ou algo parecido passando por cima da linha de trem e não por baixo. Interessante, nesse caso, como as pessoas preferem tudo mais fácil, até pensar, assim, é mais fácil pensar que algo vai ser feito para cima e não que vai ser construída uma ponte no nível dos trilhos. Era só o caso de raciocinar um pouco, pois se a obra é uma trincheira, o próprio nome revela a natureza da obra.

Foto tirada em 2/7/2010 (clique na foto para ampliar)




Foto tirada em 2/7/2010 (clique na foto para ampliar)

                                                                                        

Foto tirada em 2/7/2010 (clique na foto para ampliar)



Foto tirada em 2/7/2010 (clique na foto para ampliar)

Aqui outros angulos da obra no começo do mês de julho, onde vemos as armações e ferragens despontando para fora da terra, e nesta foto em particular vemos gabaritos circulares de madeira que são usados para dar forma aos tubos de concreto. Esses tubos originalmente ocos posteriormente são preenchidos com ferragens e concreto, tornando-se finalmente os pilares de sustentação da ponte. O motivo de se fazer um tubo de concreto inicialmente parece sem sentido, mas tem uma explicação fundada na segurança dos operários, como explicarei posteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário