domingo, 10 de outubro de 2010

Colocação de pré-lajes

No dia 18/7/2010 registrei uma mudança no visual da ponte. Foram colocadas no dia anterior (17/7/2010) as primeiras placas de concreto sobre os perfís de aço. Estas placas foram previamente fabricadas ali mesmo, no canteiro de obras improvisado no pátio da estação numa área antes conhecida como Praça da Amizade, que foi cercada pela empreiteira e utilizada durante o período em que a Construtora Tenjel esteve trabalhando na trincheira. Tais placas servem para receber posteriormente o concreto da laje definitiva. 
Foto tirada em 30/9/2010 (clique na foto para ampliar)

Esta foto mostra as placas pré-fabricadas de concreto, aqui em uma outra etapa da obra, por isso a foto é de 30/9/2010, mas são idênticas às primeiras.











Foto tirada em 10/10/2010 (clique na foto para ampliar)

Aqui uma visão da praça transformada provisóriamente em canteiro de obras.
É aí também que vai ser pavimentada a via que levará carros e pedestres até a rua Belo Horizonte, na esquina com a Travessa Rui Barbosa (do Colégio Olavo Bilac), onde vai ser construída uma rotatória.



Foto tirada em 18/7/2010 (clique na foto para ampliar)



Vemos nesta foto definitivamente as placas de concreto, que foram colocadas na primeira etapa de concretagem da ponte. Elas fazem o papel de fundo da laje.








Foto tirada em 3/8/2010 (clique na foto para ampliar)


Foto tirada em 3/8/2010 (clique na foto para ampliar)

Foto tirada em 3/8/2010 (clique na foto para ampliar)
Nas tres fotos acima vemos a colocação das primeiras lajes verticais, postas nas extremidades da ponte (cabeçeiras). Elas foram erguidas e escoradas com madeiras até que o concreto fosse despejado, as prendendo e integrando-as à laje. Foram utilizadas tres blocos de cada lado. Estas lajes também foram fabricadas anteriormente no canteiro de obras.

Foto tirada em 5/8/2010 (clique na foto para ampliar)
Aqui uma visão panorâmica da ponte no dia 5/8/2010 com as escoras de madeira, as lajes da cabeçeira colocadas porém sem as armações de ferro da lateral.
Foto tirada em 8/8/2010 (clique na foto para ampliar)
Nesta foto vemos a ponte no nível do pátio da estação com as pré-lajes todas colocadas, prontas para receber o concreto e a armação de ferro da lateral montada, sem as caixarias de madeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário